quinta-feira, 23 de agosto de 2007


A ATIVIDADE INDUSTRIAL NO MUNDO
>>de Tandara Ferreira da Silva
Grande parte das coisas a nossa volta e resultado da transformação de materias -primas em produtos industrializados . A industria passou por varios estagios de produção : artesanataomanufatura , industria e revolução tecnico - cientifica .
  • ARTESANATO>>>Para a cofecção de um objeto , o artesão pode realisa sozinho todas as etapas de trasformação da materia - prima em produto acabado . Ou contra ajudante.

  • MANUFATURA >>> Alem do trabalho manual , havia o emprego de maquinas simples , e o trabalhado era assalariado .

A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

O reino unido ( Inglaterra ) foi o berço da atividade industrial, por alguns fatores como: acumulo de capital proveniente de mercantilismo e do colonialismo, importantes reservas de carvão mineral e minério de ferro, matérias-primas fornecidas pelas colônias e excesso de mão-de-obra causado pelo êxodo rural.

A grande novidade foi a introdução da máquina a vapor, criada em 1712, tecnologia mais tarde aplicada aos teares, aos navios e a locomotivas.

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Com a descoberta de novas fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade, metalurgia, a siderurgia e a industria de automóveis adquirem grande importância. A nova atividade industrial se espalhou por outros países como: França, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Canadá e Japão. Esses países são chamados de G-7.

A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A invenção do computador(1946) acelerou o processo de informação . Reconhecimento de novas fontes de energia e crescente emprego da informática na produção industrial.

TIPOS DE INDÚSTRIA

  • De bens de produção ou indústria de base - produzem bens para outras indústrias, gastam muita energia. Ex.: indústrias petroquímicas, metalúrgicas, siderúrgicas(aço), de cimento. Depende de boa rede de transporte.

  • De bens de capital - produzem máquinas, equipamentos, ferramentas de auto peças para outras indústria. Ex.: Indústria de componentes eletrônicos, de motores para carros e aviões.

  • De bens de consumo - dividas em duráveis(automóveis, eletrodomésticos, móveis) e não duráveis( vestuários, alimentos, bebidas, remédios, calçado).. São as indústrias mais numerosas, com uma produção voltada para a maior contigente de população.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom seu texto,me ajudou muito,mas se tivesse pontua�o gr�figa certa e algumas palavras estivessem correntemente escritas
eu teria certeza que seria perfeito.
Boa sorte!