quinta-feira, 23 de agosto de 2007

O Capitalismo

O Capitalismo
>> de Fabiana Santos da Silva
Quase todo século XX foi marcada pela existência de dois modos distintos de organização econômica e socialde estruturação especial 0 Capitalismo e o Socialismo.
O Capitalismo é o sistema adotado por quase todos os países. Teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para todo o mundo.
As características são : o lucro, a propriedade privada, a lei de oferta e da procura, divisão de classe, etc...
  • 1° CAPITALISMO COMERCIAL >> foi o período de Grandes Navegações ou descobrimentos, países da Europa Ocidental ( Espanha, Portugal, Inglaterra, França e Holanda) obtiveram grandes conquistas territorias, as regras entre metrópoles e colônias foram estabelecidas pelo Pacto Colonial, no qual só podia manter relações comercias com a metrópole. Surgindo a primeira divisão internacional do trabalho (DIT).
  • 2° CAPITALISMO INDUSTRIAL >> se estende do século XVII ao XX, marcada pela Primeira e pela Segunda Revolução Industrial e pela partilha da Ásia e da Àfrica. A produção industrial tornou-se a mair fonte de lucro e o trabalho passou a ser assalariado no capitalismo. A DIT mudou um pouco, com as metrópoles passando a ser industrializadas.
  • 3° CAPITALISMO FINANCEIRO OU MONOPOLISTA >> se desenvolveu após a 1° Guerra Mundial (1914 - 1918). O acumulo de capital nas etapas precisava ser multiplicado. Foi quando se desenvolveram os bancos e grandes grupos empresarias. Após a 2° Guerra Mundial ( 1939 - 1945) foi a expansão das empresas multinacionais, chamada atualmente de transnacionais. A concentração do capital nas mãos de poucas pessoas fez com que passassem a ser controlados por grandes grupos econômicos. * Cartel - empresas independentes que fazem produtos para domina mercado. *Truste - empresas que abrem mão de sua independência legal. * Conglomerado - empresas que diversificam sua produção e certos produtos ou serviços.

Nenhum comentário: