quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Os Continentes

Os Continentes

>>de Thais Fereira Figueiredo


Os continentes são grandes massas de terras emersas, delimitadas por oceanos. Eles surgiram a partir da divisão da Terra em dois blocos, um ao norte e outro ao sul.
Depois, esses blocos se subdividiram, formando os continentes.
Os oceanos e mares cobrem três quartos da superfície terrestre (isso corresponde a 71% de água e os 29% restantes formam os continentes e ilhas). São eles: oceano Pacífico, oceano Indico e oceano Atlântico. As terras emersas estão divididas em seis continentes: Europa, Ásia, África, América, Oceania e Antártida.
A Europa e Ásia formam um único bloco continental, denominado Eurásia. Mais são divididos em dois continentes por causa das profundas diferenças nos aspectos históricos, religiosos e lingüísticos. O que separa a Europa da Ásia são os montes Urais, localizados na Rússia.



  • EUROPA >> é o segundo menor continente em extensão. Nele estão localizados quatro dos países mais ricos do mundo ( Alemanha, Itália, França e Reino Unido) e apresenta excelentes indicadores sociais.


  • ÁSIA >> é o mais extenso, o mais populoso e o mais povoado dos continentes. Seu território abriga países ricos e industrializados, como Japão, e nações miseráveis, como Camboja. No continente asiático esta localizada a última potência comunista do planeta, a China.

  • ÁFRICA >> ocupa a terceira colocação em extensão territorial e em população absoluta. É o continente com o maior número de nações. As diversificadas riquezas minerais não combinam com o quadro humano, em que a Aids, a fome e etc... vêm dizimando a população.

  • AMÉRICA >> está dividido em três partes > América do Norte, América Central e América do Sul. Apresentando variados tipos de vegetação e clima. Possui dois países desenvolvidos (Estados Unidos e Canadá) e os demais subdesenvolvidos, entre eles o Brasil.

  • OCEANIA >> é o menos extenso e só tem mais habitantes que a Antártida. É formado por Austrália, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico, onde se mistura a população. A Oceania é formada por numerosas ilhas, marcadas pela a distribuição desigual dos habitantes, concentrando-se em alguma porções do território enquanto as demais são praticamente desabitadas devidos às condições impróprias do clima e do solo.

  • ANTÁRTIDA >> é o único lugar do planeta que não possui população nativa ou permanente. Seus habitantes são técnicos e cientistas.É o continente mais meridional do mundo e o mais frio. É uma área rica em recursos minerais, mais não podem ser explorados devido a acordos. E ela possui cerca de 90% das geleiras e 70% da água doce do planeta.

Um comentário:

GEO2007 disse...

ESTE GRUPO DA TURMA 2004 (ALINE, FABIANA SANTOS, TAMARA, TANDARA E THAIS) ESTÁ DE PARABÉNS! FOI UM DOS MELHORES SITES, COM TEXTOS MUITO BEM DESENVOLVIDOS E COM EXCELENTES ILUSTRAÇÕES E MAPAS. CONTINUEM ASSIM. DO PROFESSOR PEDRO CESAR.