quinta-feira, 23 de agosto de 2007

" O MUNDO PÓS - GUERRA FRIA"

>> de Tamara Ferreira da Silva
No ano de 1980 começou o início de transformações com o fim do mundo socialista, a antiga rivalidade dos tempos da guerra fria, no início de 1990.
As reformas que o líder soviético mikhail gorbatchev pos em prática tipo que apressou o fim do comunismo. Na URSS, e se espalhou pelo outros países do leste europeu(Polônia, Ungria, Romênia, etc.).
Ai o mundo bipolar começou a cair com a queda do muro de Berlim, caiu totalmente com o fim da união soviética.
O mundo atual é consequência desse período e pode não mais de quem tem as melhores armas mais sim de quem tem a melhor economia.

" NOVA ORDEM MUNDIAL - A MULTIPOLARIDADE "

Não existe mais ordem bipolar e a rivalidade entre o sistema econômico. O capitalismo ficou mais forte dominando o socialismo real.
Mais países apareceram como Polo da economia mundial, como o Japão, Alemanha o mundo se tornou multipolar. E os países ricos ainda são ricos e os pobres ainda são pobres
" A GLOBALIZAÇÃO"
Agora a um aumento de fluxos de informações mercadorias, capital, serviços e de pessoas com escala global. Tipo as redes que podem ser de matérias(transporte) ou virtuais(Internet). A integração de economias, culturais, linguais, produção e consumo através das informações e transformações o mundo em uma aldeia global.
A globalização também se refletem em diversas outras áreas, como:
  • Formação dos blocos econômicos pode competi no mercado mundial devido a ampliação dos leocas internacionais.

  • Globalização dos ideais é uma dimensão do mesmo tempo político, social e cultural.

  • Globalização do crime facilidade tecnológicos tem permitido a expansão de ações criminosas.

Conflito norte-sul

Não foi só a ordem bipola foi observada, mais a antiga forma de dividi como o 1° mundo, 2° mundo, 3° mundo. O como o 2° mundo não existe mais os países são classificados em, ricos ou pobres, desenvolvidos ou subdesenvolvidos. O mundo passou ser dividido como País do Norte e Sul.


Nenhum comentário: